Núcleo de Checkup Vascular

Check-up vascular

As doenças vasculares podem evoluir silenciosamente antes de apresentar sintomas e complicar. Por esse motivo, um checkup preventivo pode detectar problemas antes que se tornem avançados ou até mesmo irreversíveis.

Existem 3 tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e vasos linfáticos. Estes 3 tipos de vasos podem ser locais de doenças.

Grande parte das doenças vasculares tem evolução insidiosa, ou seja, sem sintomas, o que dificulta o diagnóstico. Por esse motivo, um check-up preventivo pode detectar problemas antes que se tornem avançados ou até mesmo irreversíveis.

O aneurisma da aorta abdominal por exemplo é assintomático na maioria dos casos. Quando não detectado em check-ups, costuma ser descoberto apenas no momento da rotura. Quando isto ocorre as chances do paciente vir a óbito podem chegar a 90%.

A doença obstrutiva das artérias carótidas costumam também progredir de forma
assintomática. A partir de determinado grau de estenose (ou estreitamento), ocorre um aumento dos riscos de um Acidente Vascular Cerebral (AVC ou “derrame”).

Outro exemplo é a Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Nos estágios iniciais o depósito de gordura nas artérias é assintomático. No entanto, com a progressão da doenças, aparecem as dores para caminhar, dor em repouso, feridas e gangrenas.

Pacientes diabéticos também devem periodicamente realizar um check-up vascular no intuito de prevenção do ”pé diabetico” ; e suas complicações.