Diabetes Mellitus é uma doença que pode, se não tratada, trazer complicações em vários órgãos e tecidos. É comum, portanto, o paciente diabético necessitar de avaliações por vários especialistas diferentes.
O problema é que os paciente muitas vezes não sabe qual e quando devem procurar um especialista. Além disso o modelo de atenção a saúde vigente, principalmente, no setor de convênios e particulares não é integrado. Isso significa que o paciente quando vai a um especialista seu histórico fica no prontuário daquele médico específico e não é compartilhado. Desse modo quando o paciente é atendido por outro médico, este não tem as informações do passado clínico do paciente. As informações ficam espalhadas em vários prontuários individualizados nos vários profissionais que atenderam o paciente.
No programa de assistência integral ao diabético do Instituto Saúde Vascular, os principais especialistas envolvidos no cuidado a essa doença estão integrados na mesma clínica, utilizando o mesmo prontuário e compartilhando as informações para que o paciente seja seguido de forma global e não compartimentalizada. Além do endocrinologista que é o médico central na atenção ao diabético, contamos com cardiologista, nefrologista, neurologista, cirurgião vascular, ortopedista, nutricionista, enfermeira e fisioterapeuta.
O paciente que entra na atenção integral ao diabético tem um profissional que é o seu “anjo da guarda” do programa. Funciona como um facilitador dos pacientes, um elo entre o paciente, a clínica e os especialistas. No AID do Instituto Saúde Vascular o foco é a prevenção das complicações através de um acompanhamento próximo e integrado.